Tecnologia e sustentabilidade

União Europeia prova fundo de transição verde de US $ 21 bilhões

Os 27 membros da União Europeia aprovaram na segunda-feira (07) o regulamento que estabelece o chamado Fundo de Transição Justa para ajudar as economias dependentes de combustíveis fósseis no bloco a se moverem para uma energia mais verde, eliminando o obstáculo final para o lançamento do fundo.

O Just Transition Fund (JTF), no valor de US $ 21,3 bilhões (17,5 bilhões de euros), é um dos mecanismos que a União Europeia usará para ajudar seus estados membros a trabalhar em direção à meta climática de toda a UE de alcançar emissões líquidas zero até 2050 .

No âmbito do Acordo Verde , a UE se comprometeu a apoiar investimentos em negócios, tecnologias e soluções sustentáveis ​​e em energia mais verde e geração de eletricidade. O Acordo Verde também inclui o chamado Fundo de Transição Justa para apoiar com pacotes de dinheiro regiões e / ou países fortemente dependentes do carvão.

Os estados membros da UE concordaram que o fundo financiaria projetos para aliviar os custos sociais e econômicos para as comunidades em toda a UE que são fortemente dependentes de combustíveis fósseis ou indústrias intensivas em gases de efeito estufa e precisam diversificar a economia local.

Espera-se que a Polônia e a Alemanha sejam os maiores beneficiários do fundo, considerando suas ainda extensas indústrias de carvão e regiões que dependem do carvão para empregos e crescimento econômico.  

“O sucesso do European Green Deal depende de nós mitigarmos as consequências para os mais afetados pela descarbonização da economia. O Fundo de Transição Justa dará o apoio necessário às empresas e aos trabalhadores a nível local, para que possamos combater as alterações climáticas em conjunto, sem deixar ninguém para trás ”, afirmou em comunicado Nelson de Souza, Ministro do Planeamento de Portugal, Presidência do Conselho. .

Portugal detém a presidência rotativa de seis meses da UE até 30 de junho.

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar