NotíciasOferta
Tendência

Províncias Argentinas Ameaçam Cortar Fornecimento de Petróleo e Gás em Disputa com Presidente

As principais províncias produtoras de petróleo e gás da Argentina, lideradas por Chubut, ameaçam cortar o fornecimento para o resto do país devido a uma disputa de recursos federais com o presidente Javier Milei. Os governadores da região sul da Patagônia anunciaram que se o Ministério da Economia não entregar os recursos de Chubut, a província não fornecerá seu petróleo e gás. A disputa é devido à cobrança unilateral de uma dívida que Milei ordenou a esta província.

Milei, que está a caminho dos Estados Unidos, chamou os governadores que apoiaram a reivindicação de Chubut de “degenerados fiscais”, devido a um corte de 13,5 bilhões de pesos nas transferências mensais de fundos federais para o distrito. O ministro da Economia, Luis Caputo, argumentou que o corte de fundos foi motivado pela cobrança pelo governo de uma dívida não paga de Chubut, uma situação que pode se repetir com outras dez províncias que também devem dinheiro ao governo federal.

A Argentina, que é a 39ª maior exportadora de petróleo e a 20ª de gás do mundo, registrou um déficit na balança energética de 12 bilhões de dólares em 2022, mas o governo estima um superávit de 3,3 bilhões para 2024, devido à expansão do campo não convencional de ‘Vaca Muerta’, no oeste da Patagônia.

Adaptado Diesel Economics | 24 de fevereiro de 2024

Fonte
Folha de SP
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar