MercadoNotícias
Tendência

Produção da OPEP Aumenta em Dezembro, Apesar dos Cortes Acordados

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou sua produção de petróleo bruto em dezembro, bombeando coletivamente 27,88 milhões de barris por dia, de acordo com uma nova pesquisa da Reuters. A produção da OPEP aumentou em média 70.000 barris por dia, com aumentos de produção vistos no segundo maior produtor da OPEP, o Iraque, bem como em Angola.

Por outro lado, a Arábia Saudita, o produtor mais prolífico do grupo, viu sua produção diminuir. Embora a produção de petróleo bruto da OPEP tenha aumentado de novembro para dezembro, ainda está 1 milhão de barris por dia abaixo de dezembro de 2022.

Na última reunião, a OPEP e seus parceiros, liderados pela Rússia, concordaram em reduzir sua produção combinada de petróleo bruto para cerca de 2,2 milhões de barris diários. A Arábia Saudita concordou novamente com os maiores cortes. No entanto, o aumento de dezembro pode indicar que o grupo não conseguirá cumprir suas próprias taxas estabelecidas para janeiro.

Para monitorar a conformidade, a OPEP+ realizará uma reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC) no início de fevereiro. Angola, que se retirou da OPEP no mês passado, não enfrentará o escrutínio do JMMC.

Adaptado Diesel Economics | 05 de janeiro de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar