Mercado

Importações de petróleo do Irã pela China atingiram nova alta em março

A China receberá outra grande importação de petróleo iraniano, reduzindo o apetite do maior importador por petróleo de outros fornecedores, de acordo com traders e analistas.

Perto de 1 milhão de barris por dia de petróleo iraniano pode chegar à China este mês, quase metade do volume que o maior exportador mundial da Arábia Saudita forneceu à China nos primeiros dois meses deste ano.

A Refinitiv Oil Research estima as chegadas deste mês em 3,75 milhões de toneladas (27 milhões de barris), superando o recorde anterior de janeiro de 3,37 milhões de toneladas.

“A tendência parece continuar, embora o apetite de compra esteja diminuindo por causa dos altos estoques nos portos e da oferta abundante”, disse Emma Li, analista sênior da Refinitiv.

Separadamente, uma fonte comercial familiarizada com os movimentos de navios iranianos estimou as cargas com destino à China em 30 milhões de barris para março, enquanto Sara Vakhshouri, presidente da SVB Energy International, estimou que as exportações de petróleo do Irã neste mês ultrapassaram 1 milhão de barris por dia.

A Reuters relatou no mês passado que a China aceitou discretamente quantidades recordes de petróleo iraniano no início de 2021, apesar das sanções dos EUA destinadas a penalizar os compradores. Analistas dizem que a compra foi um fator-chave por trás da queda nas taxas globais de petróleo Brent de US $ 70 por barril, limitando o espaço para a OPEP aumentar a produção.

“O recente salto nas exportações de petróleo iraniano, especialmente para a China, e a redução dos estoques de petróleo estão contribuindo para a fraqueza do mercado de petróleo, minando os esforços da OPEP + para limitar o fornecimento e definindo os preços para uma terceira queda semanal”, disseram analistas da Rystad Energy à frente da reunião da OPEP + em 1 de abril.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar