As fortes inundações de primavera fecharam uma refinaria na Rússia e causaram a evacuação de milhares de pessoas. A ruptura de uma barragem inundou a cidade de Orsk e o nível do rio Ural está aumentando, ameaçando Orenburg, sede administrativa da região de Orenburg, no sudoeste da Rússia, perto da fronteira com o Cazaquistão.
O Cazaquistão também sofreu inundações massivas, exigindo a evacuação de milhares de pessoas. As autoridades russas alertam que algumas partes da Sibéria Ocidental também correm risco de inundações à medida que o derretimento da neve acelera. Esses eventos provavelmente contribuirão para uma percepção de aperto no fornecimento nos mercados de petróleo após os ataques de drones ucranianos que desativaram cerca de 14% da capacidade de refino da Rússia nas últimas semanas.
O Ministro da Energia da Rússia, Nikolai Shulginov, disse na semana passada que todas as refinarias danificadas pelos ataques de drones no país seriam reiniciadas até o início de junho. Os Estados Unidos têm repetidamente instado a Ucrânia a interromper seus ataques de drones às refinarias de petróleo russas, devido à avaliação de Washington de que os ataques poderiam levar a retaliações russas e aumentar os preços globais do petróleo.
Adaptado Diesel Economics | 08 de abril de 2024