NotíciasOferta
Tendência

Expansão da Produção de Petróleo por Empresas Privadas no Brasil

A produção de petróleo e gás natural por empresas privadas nacionais e multinacionais no Brasil tem crescido significativamente na última década. Esta expansão foi impulsionada pela participação dessas empresas em ativos de alta produtividade, como os do pré-sal, adquiridos através da política de desinvestimentos da Petrobras ou leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Três fatores principais contribuíram para o aumento da produção de petróleo e gás do setor privado no Brasil. O primeiro é a participação de empresas multinacionais em consórcios com a Petrobras em campos de alta produtividade do pré-sal. O segundo fator é a produção proveniente de ativos que foram privatizados pela Petrobras. O terceiro fator está relacionado à participação das empresas privadas em leilões da ANP.

A produção de petróleo e gás natural fora do âmbito da Petrobras cresceu a uma taxa média de 14% ao ano, passando de 414,1 mil boe/d em 2014 para 1,54 milhão de boe/d em 2023. A produção dessas empresas representou cerca de 35,6% da produção brasileira em 2023.

Com a aceleração dos leilões na última década e a privatização de ativos pela Petrobras, empresas privadas e multinacionais tiveram um caminho pavimentado para se apropriarem do petróleo e do gás brasileiro, bem como das riquezas provenientes desses recursos. A produção de petróleo e gás pelo setor privado tende a aumentar nos próximos anos.

Adaptado Diesel Economics | 06 de março de 2024

Fonte
epbr
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar