NotíciasOferta
Tendência

Dúvidas sobre a autossuficiência do Brasil em diesel após expansão da refinaria de Abreu e Lima

Sergio Araujo, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), questionou a possibilidade de o Brasil se tornar autossuficiente em diesel, uma ideia sugerida pela Petrobras após o anúncio de expansão da refinaria de Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

A Petrobras anunciou que as obras em Abreu e Lima aumentarão a capacidade de produção da empresa em 13 milhões de litros diários de diesel S10. Araujo acredita que a expansão da Rnest compensará entre 20% e 25% da necessidade de importação, com base nos valores de 2023.

Araujo também destacou que o aumento do uso do diesel R5, com 5% de conteúdo renovável, não necessariamente amplia a oferta do combustível, pois esse conteúdo vegetal pode reduzir o rendimento do combustível. No entanto, ele confirmou que o aumento da mistura de biodiesel, de 12% para 14%, diminui a necessidade de importação.

Apesar de minimizar a autossuficiência, Araujo vê de maneira positiva a expansão de Abreu e Lima. A Petrobras projeta que o investimento na refinaria, somado a outros projetos de expansão, aumentará em até 40% sua capacidade de fornecer diesel ao mercado brasileiro.

Adaptado Diesel Economics | 18 de janeiro de 2024

Fonte
CNN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar