Demanda

Opep: demanda por petróleo crescerá 2,2% em 2024

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu nesta quinta-feira que a demanda global por petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024, um crescimento de 2,2% sobre a demanda de 2023.

A previsão se baseia no esperado “sólido crescimento econômico global em meio a melhorias contínuas na China”, o que impulsionará o consumo de petróleo.

Em seu relatório mensal do mercado de petróleo de julho, a Opep disse esperar que a demanda global pelo produto chegue a 104,25 milhões de bpd.

A Organização revisou levemente sua projeção para o crescimento da demanda global de petróleo em 2023, de 2,35 milhões de bpd para 2,44 milhões de bpd, “principalmente devido à maior demanda observada na China” no segundo trimestre de 2023.

A demanda total mundial de petróleo é projetada para uma média de 102 milhões de bpd este ano.

No relatório, a Opep também previu que a economia mundial crescerá 2,5% em 2024. “Os principais países consumidores de petróleo, incluindo China e Índia, juntamente com algumas outras economias em desenvolvimento na Ásia, continuarão com seus níveis de crescimento saudáveis e serão responsáveis por cerca de metade do crescimento econômico global do próximo ano”, projeta a entidade.

No entanto, a Opep observou que a previsão é baseada em suposições de que a inflação geral continuará diminuindo no segundo semestre de 2023 e no próximo ano e que as principais taxas de juros atingirão o pico até o final deste ano.

A Organização manteve sua previsão para o crescimento econômico mundial deste ano em 2,6% e espera que a economia da China cresça 5,2% em 2023 e 4,8% em 2024.

No início deste mês, o secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, disse à agência de notícias Xinhua, à margem do 8º Seminário Internacional da Opep, em Viena, que estava “muito otimista” sobre a recuperação econômica da China e que esperava que o país continuasse a ser “um impulsionador do crescimento da demanda de petróleo”.

Fonte
Monitor Mercantil
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar