Demanda

AIE eleva previsão de demanda mundial de petróleo bruto em 2023

A Agência Internacional de Energia (AIE) elevou, nesta sexta-feira (11), a previsão da demanda global de petróleo bruto em 2023, que caminha para um máximo histórico de 102,2 milhões de barris por dia.

Agência Internacional de Energia (AIE) elevou, nesta sexta-feira (11), a previsão da demanda global de petróleo bruto em 2023, que caminha para um máximo histórico de 102,2 milhões de barris por dia.

Em seu informe, a agência explica que essa demanda crescente tem origem nas inúmeras “viagens aéreas, no maior uso do petróleo na geração de eletricidade e no aumento da atividade petroquímica chinesa”.

A China responde por mais de 70% do crescimento, que “deve se desacelerar para 1 mbd em 2024”, disse a AIE.

Os altos níveis de demanda também ocorrem em um contexto de tensões de mercado. Em julho, “a oferta mundial de petróleo caiu de 910.000 barris por dia para 100,9 mbd”.

O declínio significativo na produção saudita em julho provocou “uma queda da produção do bloco OPEP+ de 1,2 mbd para 50,7 mbd, enquanto os volumes fora da OPEP+ aumentaram de 310.000 barris por dia para 50,2 mbd”, detalha a agência.

O aumento do preço do petróleo bruto “aumentou os rendimentos, graças às exportações (de petróleo), de 2,5 bilhões de dólares para 15,3 bilhões de dólares”. Isso representa uma queda de US$ 4,1 bilhões em relação ao ano passado, embora seja “o nível mais alto desde novembro de 2022”.

A AIE acredita que a oferta mundial de petróleo aumentará 1,5 mbd, atingindo um valor recorde de 101,5 mbd, um crescimento relacionado, sobretudo, aos Estados Unidos. A agência considera, porém, que esse crescimento será temporário e que, no próximo ano, a demanda pela commodity diminuirá.

Essa tendência, segundo a AIE, estará relacionada com a desaceleração econômica e com a aceleração da “transição energética” para enfrentar a mudança climática.

Fonte
Estado de Minas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar