DemandaMercadoNotícias
Tendência

Demanda de diesel deve ser maior em março

O mercado brasileiro de diesel aumentou em 2023, fechando o ano com um consumo recorde de quase 67 bilhões de litros. Esta demanda foi impulsionada pelo crescimento geral da economia, que registrou uma alta de 2,9% no Produto Interno Bruto – PIB, na comparação com o ano anterior. Um fator muito relevante foi a safra recorde, que ocasionou uma grande demanda por fretes rodoviários para a movimentação das cargas de grãos.

Em agosto, período em que o consumo atingiu o seu pico, houve até mesmo uma falta de diesel em algumas regiões, pois o mercado não estava preparado para atender o grande número de pedidos. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo – ANP, o consumo mensal de diesel no país superou a marca de 6 bilhões de litros pela primeira vez na série histórica.

Para este mês de março, alguns fatores sazonais devem contribuir para o aumento da demanda de diesel, como uma maior exportação, e consequente aumento de fretes rodoviários para o escoamento das cargas de grãos. E para o acumulado do ano, é esperado um novo recorde de consumo de diesel no Brasil, uma vez que instituições nacionais e internacionais esperam um novo crescimento econômico. A exemplo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo – OPEP, que divulgou em seu último relatório que PIB do Brasil deve crescer 1,6% em 2024.

Diesel Economics | 15 de março de 2024

Fonte
Diesel Economics
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar