MercadoNotícias
Tendência

Cortes da OPEP+ Levam Mercado de Petróleo a Déficit de Suprimento

O mercado de petróleo está mudando de um excedente para um déficit de suprimento que durará todo o ano de 2024, se a OPEP+ estender ainda mais seus cortes de produção até o final do ano, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) na quinta-feira. A AIE também elevou sua perspectiva de crescimento da demanda global de petróleo para 2024, de 1,2 milhão para 1,3 milhão de barris por dia.

Os membros da aliança OPEP+ que haviam prometido os cortes do primeiro trimestre anunciaram que prorrogariam as reduções de suprimento até o final do segundo trimestre. A AIE agora assume que a OPEP+ continuará com os cortes voluntários até 2024, o que levou a agência a mudar sua visão sobre o equilíbrio entre oferta e demanda este ano.

Apesar da perspectiva de crescimento da demanda aumentada, a visão da AIE sobre o crescimento do consumo de petróleo continua sendo muito mais conservadora do que a da OPEP. No início desta semana, a OPEP disse em seu próprio relatório mensal que espera que a demanda global por petróleo se expanda em um “robusto” 2,2 milhões de barris por dia em 2024, e veja um crescimento anual adicional de 1,8 milhão de barris por dia em 2025.

Adaptado Diesel Economics | 14 de março de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar