DemandaNotícias
Tendência

China busca capitalizar com baixos preços do petróleo

Os baixos preços do petróleo bruto provavelmente levarão as refinarias chinesas a comprar mais petróleo e enviar mais desses volumes para aumentar os estoques, após as compras e as estimativas de construção de estoques terem diminuído significativamente em outubro e novembro em resposta aos altos preços do petróleo de 2023 atingidos no final de setembro.

À medida que os preços do petróleo diminuíram em novembro e dezembro, estima-se que as refinarias chinesas tenham comprado maiores volumes de petróleo bruto, e as importações de petróleo bruto da China poderiam estar a caminho de se recuperar no início de 2024 se os preços continuarem a permanecer abaixo de $80 por barril.

Durante o primeiro semestre de 2023, estima-se que a China tenha adicionado cerca de 950.000 barris por dia (bpd) de petróleo bruto aos estoques, enquanto provavelmente desacelerou o armazenamento para cerca de 240.000 bpd entre julho e novembro de 2023.

Com os preços do petróleo agora cerca de 20% abaixo do pico de 2023 de $98 por barril, as refinarias chinesas poderiam ter mais incentivos para importar maiores volumes de petróleo no início deste ano, especialmente a preços em torno de $75 por barril. A China também acaba de alocar um grande lote de cotas de importação de petróleo bruto para refinarias, aumentando as permissões desde o início do ano passado em cerca de 60% e alocando cotas para todo o ano para alguns.

Adaptado Diesel Economics | 03 de janeiro de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar