MercadoNotícias
Tendência

BP inicia perfuração de poço de produção no Azerbaijão

A supermajor de petróleo e gás do Reino Unido, BP, começou a perfuração do primeiro poço de produção em uma nova plataforma no campo Azeri-Chirag-Deepwater Gunashli (ACG) no Mar Cáspio, Azerbaijão. Este é o próximo estágio de um campo gigante que envolve um investimento de US$ 6 bilhões.

O poço, que faz parte do projeto Azeri Central East (ACE), está planejado para atingir uma profundidade total de até 3.188 metros. A perfuração deve levar cerca de três meses para ser concluída. “Estamos entusiasmados em iniciar a perfuração do primeiro poço de produção da plataforma ACE. Isso nos permite atingir nossa primeira meta de produção de petróleo para ACE e entregá-la no início de 2024”, disse Gary Jones, presidente regional da BP para o Azerbaijão, Geórgia e Turquia.

A nova plataforma e instalações são projetadas para processar até 100.000 barris de petróleo por dia. O projeto deve produzir até 300 milhões de barris ao longo de sua vida útil, de acordo com a BP. O campo ACG está localizado a cerca de 100 quilômetros a leste de Baku e é o maior campo de petróleo no setor do Azerbaijão da bacia do Cáspio.

O projeto ACE foi sancionado em abril de 2019, após a extensão do Acordo de Partilha de Produção (PSA) da ACG para 2049, acordado em 2017. Desde que o PSA original foi assinado em 1994, cerca de US$ 42 bilhões foram investidos no desenvolvimento da área ACG.

Adaptado Diesel Economics | 05 de dezembro de 2023

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar