Mercado

Brasil vem importando mais diesel da Rússia

Os Estados Unidos sempre foram a principal fonte de diesel importado para o país, que representa aproximadamente 25% do total consumido, de forma a representar quase a maioria das negociações.

Após o início da Guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, a Rússia se viu diante de sanções duras por parte da União Europeia, sua principal fonte de negociações de petróleo e refinados. Desde 5 de fevereiro foi proibida a venda de derivados de petróleo da Rússia para o continente europeu. Com isso, teve que expandir seu mercado para Ásia e América Latina, que se beneficiaram de preços mais competitivos. Países como a Arábia Saudita vem importando grandes volumes de petróleo russo, podendo armazenar o estoque nacional para melhores preços, refinando petróleo russo e vendendo para o resto do mundo.

Desde 2022, o Brasil começou a fazer importações de diesel da Rússia em um contexto de uma possível crise de desabastecimento do combustível, porém, de alguns meses para cá uma maior parcela vem aparecendo no mercado. Em fevereiro, 13% do montante importado foi russo, sendo a quarta maior origem, atrás dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Índia. Já em março, o montante chegou à cerca de 15% e foi a terceira maior origem, atrás de Estados Unidos e Índia.

Como resultado, na segunda quinzena do mês foi anunciado pela Petrobras o reajuste para R$ 3,46/litro sobre o diesel A, entrando em vigor a partir do dia 29 de abril. Durante os próximos meses é esperado um aumento na participação do diesel russo no Brasil, abrindo novas janelas para reduções do diesel e oportunidades de melhores negociações.

Por: Diesel Economics

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar