Mercado

Petróleo se aproxima dos US $ 70 com perspectivas de retomada da demanda ocidental

Os preços do petróleo subiram pelo terceiro dia na quarta-feira (05), uma vez que o abrandamento dos bloqueios nos Estados Unidos e partes da Europa anunciou um aumento na demanda de combustível na temporada de verão e compensou as preocupações sobre o aumento de infecções por COVID-19 na Índia e no Japão.

Ambos os contratos atingiram o nível mais alto desde meados de março no comércio intradiário.

“Um retorno ao petróleo de $ 70 está quase se tornando realidade”, disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM.

“O salto nos preços do petróleo veio em meio a expectativas de forte demanda com a reabertura das economias ocidentais. De fato, a expectativa de uma aceleração no uso de combustível e energia nos Estados Unidos e na Europa nos meses de verão está alta”, disse ele.

Os preços do petróleo também foram apoiados por uma grande queda nos estoques dos EUA.

O grupo da indústria do American Petroleum Institute (API) informou que os estoques de petróleo caíram 7,7 milhões de barris na semana encerrada em 30 de abril, de acordo com duas fontes do mercado. Isso foi mais do que o triplo da redução esperada por analistas ouvidos pela Reuters. Os estoques de gasolina caíram 5,3 milhões de barris.

Os comerciantes estão aguardando os dados da Administração de Informação de Energia dos EUA, com vencimento às 10h30 EDT (1430 GMT) na quarta-feira para ver se os dados oficiais mostram uma queda tão grande.

“Se confirmado pelo EIA, isso marcaria a maior queda semanal nos dados oficiais desde o final de janeiro”, disse o analista do Commonwealth Bank, Vivek Dhar, em nota.

O aumento dos preços do petróleo para níveis máximos de quase dois meses foi apoiado pelo lançamento da vacina COVID-19 nos Estados Unidos e na Europa.

A atividade de negócios na zona do euro acelerou no mês passado, conforme o setor de serviços dominante do bloco ignorou os novos bloqueios e voltou a crescer.

“O levantamento parcial das restrições de mobilidade, a expectativa de que o turismo retornará em um futuro próximo e a atração da marca psicologicamente importante de US $ 70 provavelmente contribuíram para o aumento dos preços”, disse o analista do Commerzbank, Eugen Weinberg.

Isso compensou a queda na demanda de combustível na Índia, o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, que está lutando contra um aumento nas infecções por COVID-19.

“No entanto, se eventualmente víssemos um bloqueio nacional imposto, isso provavelmente afetaria o sentimento”, disseram analistas do ING Economics sobre a situação na Índia.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar