Mercado

MME reitera retorno ao B13 em julho

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) os fabricantes podem ficar tranquilos: passados os meses de maio e junho, a mistura obrigatória volta ao B13. Foi o que o ministério respondeu oficialmente à BiodieselBR.com quando questionado por meio de sua assessoria de imprensa.

Uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa do ministério ‘a medida [redução de mistura] é relativa ao L79’. Essa afirmação é convergente com a informação da nota publicada nessa sexta-feira (09) em conjunto pelo MME e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Também está em linha com o texto do Decreto Presidencial publicado na terça-feira da semana passada (13).

Primeira de seu tipo

Esse não é a primeira vez que a mistura de biodiesel é cortada pelo governo. Em junho do ano passado, a adição foi cortada de 12% para 10% durante seis dias. No L75 a mistura ficou no B10 e no L76 ficou em B11.

Em todos estes casos, contudo, o driver da mudança foi uma restrição na oferta das usinas. Um aperto na disponibilidade de óleo de soja no mercado interno exigiu uma redução na demanda.

Desta vez, a oferta não foi o problema. A decisão foi pautada pelo preço do biodiesel que foi considerado excessivamente elevado pelo governo federal. Foi esse o motivo que levou o MME a determinar a suspensão do L79 menos de meia hora depois da Etapa 3 do processo ter sido aberta. Quando as negociações foram paralisadas, o metro cúbico do biodiesel estava sendo negociado por R$ 7.028,51.

O corte na mistura ajudou o preço do biodiesel baixar. O preço final do leilão ficou em R$ 5.561,27. Ainda assim, os valores não estão baixos acompanhando as cotações internacionais da soja e nada indica que devam baixar nos próximos meses.

Condicionantes

Por isso BiodieselBR.com questionou o ministério quais as condições objetivas que o governo considera necessárias manter para garantir a manutenção do B13. Para esse caso, a resposta da assessoria do ministério não foi tão clara.

De acordo com a nota, “todos os esclarecimentos sobre o tema foram disponibilizados na nota conjunta emitida pelo Ministério de Minas e Energia e Ministério da Agricultura”.

Fonte
BiodieselBR
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar