Demanda de petróleo da Ásia se aproxima dos níveis pré-pandêmicos à medida que a recuperação ganha força

Refinadores japoneses e indianos disseram em 28 de setembro que estavam cautelosamente otimistas sobre a demanda regional de petróleo atingindo níveis pré-pandêmicos, com o ritmo de recuperação ganhando impulso devido a infecções mais baixas de COVID-19.
A maior demanda por combustíveis fósseis, gasolina e diesel, liderou a recuperação na Ásia, com o consumo em alguns países já passando dos níveis pré-pandêmicos, mas a fraca demanda por combustível de aviação foi um obstáculo.
“Apesar do ressurgimento de várias variantes COVID, a demanda de petróleo na Ásia e no mundo ainda está em trajetória de recuperação”, disse Mitsuyasu Kawaguchi, gerente geral de petróleo bruto e petroleiro da refinaria japonesa Cosmo Oil, durante uma sessão na S&P Global Platts Asia Pacific Petroleum Conference.
“Em muitos países asiáticos, a demanda por gasolina e diesel já atingiu o nível pré-COVID”, disse Kawaguchi. Apenas o combustível de aviação é a peça que falta na recuperação.”
A fraca demanda de combustível para aviação em meio à crise do coronavírus manteve as operações das refinarias regionais “significativamente” restritas, mas havia ganhado otimismo com o lançamento de vacinas, apesar do ritmo variado em diferentes países, disse Kawaguchi.
“No geral, ainda estou otimista com a recuperação da demanda por jatos no próximo ano. Temos voltas e reviravoltas de curto prazo, mas o lançamento contínuo de vacinas e o desenvolvimento de novos medicamentos eventualmente nos levarão de volta aos aviões ”, disse ele. “Eu não acho que seja em um futuro distante.”