Demanda

Não há volume de biodiesel suficiente para atender à demanda de diesel no país, diz BR Distribuidora

A BR Distribuidora afirmou que “não estão sendo disponibilizados volumes de biodiesel suficientes para atender à demanda da mistura do diesel” no país. Em nota, a companhia defendeu a redução de 12% para 10% no percentual de adição do biocombustível para setembro e outubro, anunciada semana passada pelo governo federal, e destacou a necessidade de medidas urgentes ainda em agosto para “manter o equilíbrio do abastecimento”.

Maior empresa de distribuição de combustíveis do país, a BR apoiou a decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de reiniciar a etapa 3 do 75º Leilão de Biodiesel, suspenso recentemente, já com a redução. “A decisão é não só acertada como primordial para garantir o abastecimento de óleo diesel à sociedade brasileira, nos meses de setembro e outubro deste ano”.

Desde quinta-feira, as indústrias de biodiesel pressionam o governo para que o leilão seja retomado de onde parou para evitar outros prejuízos aos produtores. As principais associações do setor aceitaram a redução da mistura para 10%, mas não o reinício do leilão. Foi proposto um acordo com a ANP para que o assunto não seja judicializado pelas empresas.

Segundo a companhia, há impacto na oferta de biodiesel nos últimos meses ao mesmo tempo em que o consumo aumenta gradualmente com a reabertura da economia. A empresa diz que a flexibilização dos percentuais é o melhor caminho para manter o abastecimento do país em normalidade.

“O atual cenário ainda exige um espírito colaborativo de todos os agentes envolvidos, com o único objetivo de manter o abastecimento e a mobilidade do país.”

Fonte
Valor investe
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar