Tecnologia e sustentabilidade

Líderes globais discutem energia limpa na Cúpula da ONU

Os líderes mundiais se reunirão nas Nações Unidas na sexta-feira (01) para anunciar os compromissos de colocar o mundo no caminho certo para alcançar energia limpa para todos até 2030 e emissões líquidas zero até 2050.

Mais de 100 países, organizações e empresas estão discutindo como o mundo pode se unir para mudar radicalmente a maneira como produz e usa a energia como parte dos esforços para conter as mudanças climáticas e, em última instância, dar à humanidade um futuro mais seguro no planeta Terra, o ONU diz.

Os líderes mundiais estão participando do Diálogo de Alto Nível sobre Energia na ONU, a primeira reunião desse tipo em 40 anos. 

“Os compromissos são esperados para conduzir ações ainda maiores para fechar as enormes lacunas na ambição e financiamento necessário para satisfazer as necessidades de energia de todas as pessoas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que estão causando a mudança climática”, a ONU disse no início desta semana.

“Governos, empresas, fundações, cidades e organizações internacionais, da sociedade civil e de jovens foram instados a apresentar compromissos voluntários na forma de “Pactos de Energia ”para ajudar a alcançar energia limpa e acessível para todos até 2030 e emissões líquidas zero até 2050, as metas estabelecidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 e em linha com o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas”, disse a ONU.

A ONU também apela a ações para acelerar a transição energética “triplicando os investimentos em energia renovável e quadruplicando a taxa de melhoria da eficiência energética e mudando os subsídios aos combustíveis fósseis para energia renovável, ao mesmo tempo que cria novos empregos verdes e garante uma transição justa e inclusiva”.

No mês passado, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas, disse em um novo relatório climático que a muito divulgada meta de limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais estará fora de alcance, a menos que o mundo faça reduções imediatas, rápidas e em grande escala nas emissões de gases de efeito estufa.  

O relatório do painel da ONU é um “código vermelho para a humanidade”, o secretário-geral da ONU, disse Antonio Guterres.

Fonte
Oilprice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar