Mercado

Petróleo cai abaixo de US $ 64 com aumento da OPEP +

O petróleo caiu para menos de US $ 64 o barril na segunda-feira (05), com o aumento da oferta da OPEP + e a alta da produção iraniana contrariando os sinais de uma forte recuperação econômica nos Estados Unidos e as expectativas de uma recuperação mais ampla da demanda em 2021.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, conhecida como OPEP +, concordou na quinta-feira com aumentos mensais na produção de maio a julho. O Irã, membro da Opep, isento de fazer cortes voluntários, também está aumentando a oferta.

“A decisão da OPEP +, talvez impulsionada pelo aumento da produção iraniana com destino à China, provavelmente significa que vimos o melhor do rali do petróleo nos próximos meses”, disse Jeffrey Halley, da corretora OANDA.

O petróleo se recuperou de baixas históricas no ano passado com o apoio dos cortes recordes da OPEP +, a maioria dos quais permanecerá depois de julho, e alguma recuperação da demanda de petróleo que deve se intensificar no segundo semestre do ano.

Embora o lançamento lento da vacina e o retorno ao bloqueio em partes da Europa tenham influenciado a recuperação, os números da sexta-feira mostraram que a economia dos EUA criou a maioria dos empregos em sete meses em março, com todas as indústrias criando empregos.

“A recuperação acelerada aparentemente invencível dos EUA compensou o anúncio da OPEP + na quinta-feira”, disse Halley.

Em outro desenvolvimento que pode eventualmente levar a mais oferta, os investidores estão focados em conversações indiretas entre o Irã e os Estados Unidos como parte das negociações para reviver o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências globais.

O analista da Eurásia, Henry Rome, disse esperar que as sanções dos EUA, incluindo restrições às vendas de petróleo iraniano, sejam suspensas somente depois que essas negociações forem concluídas e o Irã retornar ao cumprimento.

O Irã já aumentou as exportações para a China, apesar das sanções.

Fonte
Investing
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar