Mercado

Importações de petróleo da Índia caíram em fevereiro

As importações de petróleo bruto da Índia caíram mais em quatro meses em fevereiro, mostraram dados do governo na segunda-feira, à medida que a demanda desacelerou devido ao aumento dos preços dos combustíveis e o país enfrenta um ressurgimento de casos de COVID-19 e restrições potencialmente novas.

As importações de petróleo bruto da Índia em fevereiro caíram 18,3% em relação ao ano anterior, para 15,24 milhões de toneladas, a maior queda anual desde outubro de 2020, mostraram dados da Célula de Planejamento e Análise de Petróleo (PPAC).

“A Índia está dependendo de suas reservas por enquanto e esperando que os preços do petróleo esfriem”, disse Amit Sajeja, vice-presidente da Motilal Oswal.

“No entanto, se o declínio continuar nos próximos meses, isso se tornaria uma preocupação, indicando uma desaceleração econômica.”

O consumo de combustível da Índia também caiu pelo segundo mês consecutivo em fevereiro para o seu nível mais baixo desde setembro, enquanto o processamento de petróleo bruto recuou dos níveis observados em janeiro, que foram os mais altos em quase um ano.

O terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo relatou o maior número de casos e mortes de COVID-19 em meses na segunda-feira, e as autoridades reintroduziram algumas medidas para diminuir a disseminação do vírus, especialmente no estado de Maharashtra.

Enquanto isso, as refinarias estatais indianas estão planejando cortar as importações de petróleo da Arábia Saudita em cerca de um quarto em maio, disseram fontes familiarizadas com as discussões à Reuters na semana passada.

Os Estados Unidos ultrapassaram a Arábia Saudita como o segundo maior fornecedor de petróleo da Índia depois do Iraque no mês passado, mostraram dados de fontes comerciais.

As exportações de derivados de petróleo da Índia também caíram 17,7%, mostraram os dados. Os embarques de diesel diminuíram 11,7% ano-a-ano e 9,1% em relação ao mês anterior.

As exportações para os países europeus também foram prejudicadas devido ao ressurgimento do vírus lá, disse Jigar Trivedi, analista de commodities da corretora Anand Rathi Shares com sede em Mumbai.

Fonte
Reuters
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar