Exportações de petróleo da Arábia Saudita em junho aumentam 123%

O valor das exportações de petróleo da Arábia Saudita em junho aumentou 123% para 61,5 bilhões de riais (US$ 16,4 bilhões) em relação ao ano anterior, enquanto as exportações não petrolíferas aumentaram cerca de 41%, mostraram dados oficiais na terça-feira.
As exportações gerais aumentaram quase 92% em junho em comparação com o ano anterior, quando o comércio internacional foi restringido por bloqueios e interrupções nas viagens relacionadas à crise do coronavírus, disse a Autoridade Geral de Estatísticas.
As exportações de petróleo representaram 72% do total das exportações em junho, ante 62% em junho do ano passado, disse.
A Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, foi duramente atingida no ano passado quando os preços do petróleo despencaram e as medidas para conter a pandemia de COVID-19 prejudicaram sua economia não petrolífera.
Mas o produto interno bruto do país no segundo trimestre cresceu pela primeira vez desde a crise do coronavírus, devido à redução das restrições e à recuperação dos preços do petróleo.
A China continuou sendo o principal parceiro comercial da Arábia Saudita em junho, com as exportações chegando a quase 20% do total exportado.
As importações da Turquia continuaram baixas, após um bloqueio informal da Arábia Saudita.
Em junho, eles caíram para 5,7 milhões de riais, de 21,8 em maio, e de 712,4 milhões de riais em junho do ano passado.
(US $ 1 = 3,7502 riais)