MercadoNotícias
Tendência

Rússia e Irã podem se beneficiar com a redução do desconto no petróleo venezuelano

A Rússia e o Irã podem ver um aumento nas receitas do petróleo à medida que os vendedores aumentam os preços para a China, resultado da competição pelo alívio temporário das sanções ao petróleo venezuelano. Com o levantamento temporário das sanções dos EUA à Venezuela, os preços do petróleo venezuelano subiram, criando mais competição no mercado.

As refinarias chinesas, grandes compradoras de petróleo russo e iraniano sancionado e descontado, estão vendo preços de oferta mais altos, o que pode levar a maiores receitas para Moscou e Teerã em 2024. Com o petróleo venezuelano agora obtendo um preço mais alto, as refinarias chinesas estão investindo mais pesadamente em petróleo russo e iraniano.

Os descontos da Venezuela estão agora em cerca de $11 por barril contra o Brent (base de entrega), enquanto o regime de sanções dos EUA tinha visto o desconto tão alto quanto $20 por barril contra o Brent. A demanda por petróleo iraniano também está se recuperando, com descontos caindo de cerca de $13 por barril contra Brent no início de outubro para cerca de um desconto de $6 por barril agora.

No entanto, a renovação das sanções dos EUA à Venezuela poderia reorganizar essa configuração de desconto. O alívio das sanções à Venezuela foi uma jogada temporária, que Washington condicionou à realização de eleições livres e justas em 2024. No entanto, desde então, Maduro orquestrou um referendo sobre a anexação de Essequibo da Guiana – onde a Exxon fez uma série de grandes descobertas offshore – e várias figuras da oposição foram presas por traição.

Adaptado Diesel Economics | 12 de dezembro de 2023

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar