NotíciasOferta
Tendência

Produção da OPEP cai em Janeiro

Uma pesquisa da Reuters mostra que a produção de petróleo da OPEP caiu drasticamente em janeiro, registrando a maior queda na produção desde julho do ano passado. A OPEP produziu 26,33 milhões de barris de petróleo por dia em janeiro, uma queda de 410.000 bpd em relação ao mês anterior. A pesquisa também observa que os barris de Angola estão ausentes desde dezembro, quando o país optou por sair do cartel.

A Líbia foi forçada a fechar seu maior campo de petróleo, Sharara, nos primeiros dias do Ano Novo, retirando temporariamente cerca de 300.000 bpd do mercado. A força maior na produção de Sharara foi suspensa em 21 de janeiro. Além disso, Irã, Iraque, Kuwait e Argélia também reduziram a produção, enquanto a produção da Nigéria aumentou em 40.000 bpd.

Segundo a Reuters, a principal conclusão aqui é que a OPEP está vendo quedas adicionais em sua participação no mercado global, enquanto Brasil e Estados Unidos ganharam.

A pesquisa vem menos de um dia depois que a estatal Aramco da Arábia Saudita disse que recebeu ordens para parar de trabalhar na expansão de sua capacidade sustentável máxima para 13 milhões de bpd, de seus atuais 12 milhões de bpd. Em 2021, a Aramco havia dito que estava trabalhando para aumentar sua capacidade de produção para 13 milhões de barris por dia, com a expansão para atingir a capacidade total até 2027.

Adaptado Diesel Economics | 31 de janeiro de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar