MercadoNotícias
Tendência

Preços do petróleo sobem mais de 3% devido a tensões na Líbia, OPEP e escalada no Oriente Médio

Os preços do petróleo bruto subiram mais de 3% na quarta-feira, impulsionados por tensões crescentes no Oriente Médio, um compromisso de unidade da OPEP e o fechamento do maior campo de petróleo da Líbia devido a protestos. Na quarta-feira, às 14h13 ET, o Brent estava sendo negociado com alta de 3,07% a $78,22, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) estava sendo negociado com alta de 3,25% a $72,69.

Na quarta-feira, os houthis do Iêmen reivindicaram outro ataque a um navio mercante no Mar Vermelho. Além disso, a OPEP+ anunciou que realizará uma reunião do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto (JMMC) em 1º de fevereiro, enfatizando em uma declaração que o cartel expandido estava unificado e a cooperação continuaria após a saída de Angola do grupo.

Mais protestos na Líbia que levaram ao fechamento do campo de Sharara, o maior do país, também estão pressionando os preços do petróleo. O campo de Sharara tem capacidade para 300.000 barris por dia e tem sido alvo de protestos no passado, mais recentemente em julho deste ano. A Líbia está atualmente produzindo cerca de 1,2 milhão de bpd e tem como objetivo aumentar para 2 milhões de bpd até 2030.

Adaptado Diesel Economics | 03 de janeiro de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar