NotíciasOferta
Tendência

Nem Todos os Produtores da OPEP Estão Cumprindo os Cortes Prometidos

A produção de petróleo bruto da OPEP caiu 350.000 barris por dia (bpd) em janeiro, à medida que os últimos cortes voluntários de produção entraram em vigor, mas nem todos os que prometeram reduções cumpriram suas promessas. A Líbia, um dos três membros da OPEP isentos dos cortes ao lado do Irã e da Venezuela, foi o país com a maior contribuição para os cortes.

A produção de petróleo da Líbia caiu 162.000 bpd em janeiro em relação a dezembro, pois o produtor africano foi forçado a fechar seu maior campo de petróleo, Sharara, nos primeiros dias do Ano Novo, retirando temporariamente cerca de 300.000 bpd do mercado. A força maior na produção de Sharara foi suspensa em 21 de janeiro.

Dos membros da OPEP que prometeram cortes voluntários para o primeiro trimestre de 2024, a Arábia Saudita manteve sua meta de produção de cerca de 9 milhões de bpd até o final de março de 2024, como parte de seu corte extra unilateral de 1 milhão de bpd que começou em julho de 2023. Kuwait e Argélia mais ou menos cumpriram suas promessas, com o Kuwait cortando a produção de petróleo em 109.000 bpd versus uma promessa de reduzir a produção em 135.000 bpd, e a Argélia reduzindo a produção em 46.000 bpd em comparação com um corte de 51.000 bpd prometido no final de novembro.

O membro da OPEP que menos cumpriu foi o Iraque, o segundo maior produtor do cartel. O Iraque cortou sua produção de petróleo em 98.000 bpd para 4.194 milhões de bpd em janeiro, de acordo com as fontes secundárias no relatório da OPEP. Isso se compara a um corte prometido de 223.000 bpd. No início desta semana, o Ministro do Petróleo, Hayan Abdel-Ghani, disse que o Iraque está comprometido com seu corte voluntário no acordo OPEP+ e produziria no máximo 4 milhões de bpd de petróleo bruto.

Adaptado Diesel Economics | 13 de fevereiro de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar