Mercado

Exportações de petróleo venezuelano aumentam 66%

As exportações de petróleo bruto da Venezuela aumentaram no mês passado, à medida que traders correram para vender petróleo venezuelano aos compradores chineses antes da entrada em vigor de um novo imposto.

A Reuters relata que as exportações venezuelanas para a Ásia eram mais comumente mascaradas como petróleo da Malásia, e a maior parte delas entrou na Ásia antes de 12 de junho, quando o novo imposto de importação chinês entrou em vigor, aumentando os custos das importações de combustível em até 40%.

No entanto, a Venezuela também relatou um raro aumento na produção no mês passado, graças ao reinício de um aprimorador de petróleo sob a joint venture da PDVSA com a TotalEnergies e a Equinor da Noruega. Uma planta de blend também foi reiniciada no mês passado, contribuindo para o aumento da produção.

De acordo com os dados de transporte citados pela Reuters, a PDVSA exportou cerca de 631.900 bpd de petróleo no mês passado, um aumento de 6,5 por cento em relação a maio e até 66 por cento em relação a junho de 2020.

Algumas semanas atrás, o ministro do petróleo da Venezuela, Tareck el Assaimi, disse à Bloomberg em uma entrevista que o governo estava investindo na reversão de seu declínio na produção de petróleo e tinha planos de quadruplicar a produção até o final do ano.

“Sem nenhum financiamento, com nosso próprio dinheiro, conseguimos investir o suficiente para parar a queda e iniciar uma recuperação gradual”, disse El Aissami.

O aumento da produção de petróleo da Venezuela para 1,5 milhão de bpd até o final de 2021 é uma meta “impossível”, disse Francisco Monaldi, especialista em indústria petrolífera venezuelana na Rice University, à Bloomberg. 

“Até chegar a isso seria implausível a médio prazo; a capacidade de produção vem caindo desde 2014 e não há plataformas de petróleo operando na Venezuela há um ano ”, disse Monaldi.

No início deste ano, a estatal PDVSA calculou que precisaria de investimentos de US $ 58 bilhões para aumentar a produção até o ponto em que estava antes de Hugo Chávez chegar ao poder no final dos anos 90. Em 1998, a Venezuela estava  bombeando  2,3 milhões de barris de petróleo por dia. A empresa disse que pretende buscar investimentos de empresas locais e estrangeiras para esse fim.

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar