MercadoNotícias
Tendência

Dinamarca fecha estreito movimentado devido a lançador de mísseis defeituoso

A Autoridade Marítima Nacional da Dinamarca fechou o estreito do Great Belt, uma rota chave para as frotas de petróleo da Rússia que burlam as sanções, após a ativação de um lançador de mísseis defeituoso pela marinha dinamarquesa, colocando o tráfego em risco. O lançador de mísseis foi ativado e não pôde ser desativado, levando as autoridades dinamarquesas a proibir o acesso ao Mar Báltico, citando o risco de “fragmentos de mísseis caindo”.

No dia 2 de março, o petroleiro Andromeda Star colidiu com outro navio no estreito dinamarquês. Embora o petroleiro estivesse vazio e a caminho de carregar petróleo russo sob sanções, o incidente levantou preocupações sobre os perigos dos petroleiros da frota sombria da Rússia que burlam as sanções. É estimado que a frota sombria englobe cerca de 600 navios, todos considerados navios mais antigos comandados por marinheiros e tripulações inexperientes.

Tradicionalmente, antes das sanções da UE ao petróleo russo, cerca de 60% das exportações eram carregadas no Mar Báltico oriental, perto da cidade de São Petersburgo. Do Mar Báltico, esses petroleiros devem passar pelo estreito dinamarquês, que apresenta curvas perigosas, bancos de areia e visibilidade ruim.

Adaptado Diesel Economics | 04 de abril de 2024

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar