
As autoridades russas estão considerando a possibilidade de suspender parcialmente a proibição de exportação de óleo diesel do país, conforme relata o jornal Kommersant, citando fontes não identificadas.
A suspensão, que poderá ser decidida em uma reunião com o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e representantes da indústria petrolífera em 4 de outubro, permitiria a exportação de diesel apenas por dutos. O volume de exportação pode ser cotado para evitar aumentos bruscos nos preços.
No entanto, não há planos para aliviar as restrições sobre a gasolina. As autoridades consideram essa medida devido ao esgotamento da capacidade de armazenamento de diesel no sistema Transneft, com preocupações sobre o risco de redução da produção de diesel e gasolina pelas refinarias russas.
A proibição temporária da exportação de gasolina e óleo diesel foi introduzida em 21 de setembro para estabilizar os preços dos combustíveis no país e não afetará o fornecimento de ajuda humanitária, trânsito internacional e acordos intergovernamentais, além do combustível para o contingente militar estrangeiro russo.
Porém, após a repercussão local desta notícia, preços da gasolina e do diesel na Rússia voltaram a subir, especialmente para o diesel, com um aumento imediato de quase 6%, segundo dados da Bolsa de São Petersburgo.
Adaptado Diesel Economics | 04 de outubro de 2023