DemandaNotícias
Tendência

Índia Retoma Importações de Petróleo Bruto da Venezuela

A Índia está retomando as importações de petróleo bruto da Venezuela, marcando as primeiras compras desde 2020, após os EUA terem levantado a maioria das sanções à indústria petrolífera venezuelana em outubro. Para a Índia, o terceiro maior importador de petróleo bruto do mundo, o petróleo venezuelano é bem-vindo, pois algumas refinarias estão projetadas para processar o petróleo pesado do país sul-americano.

Alguns refinadores indianos já começaram a garantir cargas de petróleo bruto da Venezuela desde que as sanções foram temporariamente suspensas em outubro. Os maiores refinadores, incluindo Reliance Industries, Indian Oil Corporation e HPCL-Mittal Energy, já se movimentaram para adquirir petróleo bruto venezuelano. A maioria dos refinadores retomou as compras por meio de intermediários, e a Reliance também está buscando discutir vendas diretas com a empresa estatal de petróleo da Venezuela, a PDVSA.

Os refinadores indianos podem representar uma forte concorrência para os refinadores independentes chineses, que eram os maiores clientes do petróleo bruto da Venezuela antes do alívio das sanções dos EUA. Os ‘teapots’ chineses estão supostamente retendo novas compras de petróleo da Venezuela devido a descontos imprevisíveis em cargas após o retorno dos principais players internacionais aos negócios venezuelanos.

Adaptado Diesel Economics | 15 de dezembro de 2023

Fonte
OilPrice
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar