MercadoNotícias
Tendência

Exportação de Petróleo do Brasil pode Bater Recorde em 2024

O Brasil pode atingir um valor recorde com a exportação de petróleo bruto em 2024, com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) projetando vendas de petróleo que podem somar US$ 43,575 bilhões. Isso superaria o desempenho anterior de US$ 42,553 bilhões em 2022. A exportação de petróleo está aumentando em quantidade a cada ano, com a expectativa de atingir 83 milhões de toneladas em 2024, acima das 81 milhões de toneladas em 2023.

Nos últimos anos, a exportação de petróleo assumiu um papel relevante na balança comercial do Brasil, rivalizando com a soja e o minério de ferro. A expectativa é que esse protagonismo do petróleo se consolide nos próximos anos, com a perspectiva de forte aumento da produção até 2030.

Atualmente, o Brasil produz cerca de 3,5 milhões de barris de petróleo por dia, com a expectativa de que esse número atinja 5 milhões de barris por dia até o final da década. “Nos próximos anos, o Brasil tende a ser um dos cinco ou seis maiores produtores de petróleo do mundo”, afirma Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Em 2024, mais uma plataforma deve começar a operar, aumentando a capacidade de produção do Brasil. Juntas, as novas plataformas têm capacidade para 660 mil barris por dia. O desempenho da exportação de petróleo deve ajudar a mitigar a queda que pode ser observada com a venda de soja para o exterior.

Adaptado Diesel Economics | 21 de janeiro de 2024

Fonte
Estadão
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar