MercadoNotícias
Tendência

Expansão do Mercado de Petróleo Brasileiro Impulsiona Exportações

O Brasil, que se transformou em um dos principais exportadores de petróleo nos últimos anos, está avançando em novos mercados e consolidando o petróleo como um produto-chave de exportação. A produção de petróleo do país deve crescer 6% em 2024, para 3,6 milhões de barris por dia, e a receita com a exportação do produto pode atingir um valor recorde de US$ 50 bilhões.

A diversificação das exportações de petróleo tem sido uma estratégia bem-sucedida, com a União Europeia e outros países asiáticos aumentando sua participação nas importações de petróleo brasileiro. Isso ocorre apesar da queda na demanda chinesa, que representava 64% das vendas brasileiras de óleos brutos em 2019, mas caiu para 46,6% em 2023.

O bom desempenho do petróleo na balança comercial fez com que o produto rivalizasse com a soja e o minério de ferro pela liderança da pauta de exportação do Brasil. No entanto, a queda nos preços do petróleo e a incerteza sobre a produção futura, especialmente após 2030, são desafios que o setor enfrenta.

Apesar desses desafios, o consenso é que o petróleo continuará a contribuir cada vez mais para a balança comercial brasileira, auxiliando o país a manter superávits comerciais acima da média histórica nos próximos anos.

Adaptado Diesel Economics | 29 de março de 2024

Fonte
Estadão
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar