DemandaNotícias
Tendência

Importação de Diesel Russo pelo Brasil Cresce 60 Vezes em 2023

As importações de diesel russo pelo Brasil aumentaram 60 vezes em 2023, tornando a Rússia o principal fornecedor do combustível para o mercado brasileiro. Segundo dados do Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, foram importados 6,1 milhões de toneladas de diesel da Rússia em 2023, um aumento significativo em relação às 101.904 toneladas importadas em 2022.

O total gasto com a compra de diesel russo em 2023 foi de US$ 4,5 bilhões, em comparação com US$ 95 milhões no ano anterior. A Rússia respondeu por metade das importações de diesel brasileiras. Os envios começaram a aumentar no primeiro trimestre devido às sanções impostas pela União Europeia após a invasão da Ucrânia.

Com a Europa cortando gradualmente suas compras desde o início da guerra em 2022, os refinadores russos tiveram que baixar os preços para atrair novos compradores, especialmente Índia e China. Sem restrições aos produtos russos, as distribuidoras e importadoras brasileiras aproveitaram a oferta de combustível barato no mercado.

Mesmo com a mudança da política de preços da Petrobras, que resultou em um corte de 22,5% no preço do diesel para as distribuidoras ao longo do ano, o combustível importado esteve mais barato em vários períodos.

Adaptado Diesel Economics | 31 de janeiro de 2024

Fonte
epbr
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar