Mercado

Opep+ vai produzir 432 mil barris de petróleo a mais por dia em junho; saiba o por quê

Na tentativa de aumentar a oferta de petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) confirmou nesta quinta-feira (5) que vai aumentar a produção em 432 mil barris por dia (bpd) em junho.

De acordo com comunicado divulgado após reunião ministerial, observou-se “os efeitos contínuos de fatores geopolíticos e questões relacionadas à pandemia em andamento”. Na última reunião, realizada em março, a Opep+ já havia aumentado a produção em 432 mil bpd, após uma sequência de altas de 400 mil bpd nos últimos meses de 2021.

O cartel reiterou também a importância de os países aderirem aos mecanismos de conformidade e compensação do acordo até o final do mês que vem, mantendo a estratégia de reduzir os cortes de oferta da commodity.

A próxima reunião ministerial da Opep+ foi marcada para 2 de junho.

Razões para aumento da produção

Em março, a organização aumentou a produção de maio na mesma quantidade, em 432 mil bpd. A decisão de nova alta acontece em meio a preocupações com a demanda chinesa mais fraca – por causa dos lockdowns – e anúncio de novas sanções econômicas da União Europeia contra a Rússia.

Ontem (4), o bloco europeu afirmou que deve proibir as importações do petróleo russo dentro de seis meses e produtos refinados do commodity até o final do ano, quando acontece a última rodada de sanções econômicas.

Vale ressaltar que a Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita.

Fonte
SeuDinheiro
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar