Tecnologia e sustentabilidade

Reino Unido pode antecipar a proibição da venda de carros movidos a gasolina para 2030

Rumores e especulações vêm circulando já há algum tempo, mas parece que o Reino Unido está pronto para levar adiante a sua proposta de proibição à venda de novos veículos a gasolina. De acordo com o The Guardian, o governo do país antecipará a proibição de 2040 para 2030, o que significa que você não poderá mais comprar um carro novo movido a gasolina ou diesel quando ela entrar em vigor. Um anúncio oficial era esperado para esta semana, mas com o governo do Reino Unido lidando com um aumento nos casos de Coronavírus (COVID-19), o anúncio agora deve ser feito até o final deste ano.

O governo britânico originalmente planejava proibir a venda de novos veículos a gasolina e diesel em 2040. No entanto, no início deste ano, ele voltou atrás e disse que anteciparia a proibição para 2035. Os ativistas ambientais recomendaram antecipar a proibição para 2032, para ajudar o Reino Unido a cumprir suas metas de emissão de carbono a longo prazo.

Se o Reino Unido seguir em frente e proibir a venda de veículos de passageiros movidos a gasolina e diesel até 2030, ele seria um dos primeiros países na Europa a fazê-lo – juntamente com Alemanha, Irlanda e Países Baixos. A França continua planejando implantar a proibição em 2040. Na Noruega, a proibição entrará em vigor já em 2025. No entanto, com quase metade de todas as vendas de carros novos no país nórdico sendo de veículos elétricos, a situação é um pouco mais tranquila.

A proibição da venda de veículos movidos a gasolina e diesel no Reino Unido deve ajudar a acelerar a adoção de carros elétricos no país. Espera-se que o Primeiro Ministro Boris Johnson acelere a mudança para veículos elétricos com o anúncio que será feito até o final deste ano, que faz parte de uma série de novas políticas com foco em energia limpa para ajudar a desencadear uma recuperação econômica mais “verde” no país. O plano é apoiado pelos conselheiros oficiais do governo na Comissão sobre Mudanças Climáticas.

Fonte
BiodieselBR
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar