DemandaNotícias
Tendência

Transição Energética da China Reduz Crescimento da Demanda por Petróleo

O crescimento da demanda por petróleo na China tem desacelerado devido ao desempenho econômico mais fraco e à mudança para veículos elétricos e caminhões movidos a GNL, disseram executivos da indústria petrolífera na conferência APPEC em Singapura na segunda-feira. Atualmente, o crescimento da demanda chinesa por petróleo diminuiu para cerca de 200.000 barris por dia (bpd) a cada ano, em comparação com 500.000 bpd-600.000 bpd de crescimento anual nos cinco anos anteriores à Covid, afirmou Daan Struyven, chefe de pesquisa de petróleo do Goldman Sachs.

A demanda por diesel também sofreu recentemente com a crise imobiliária em andamento e o crescimento econômico fraco. No entanto, a mudança gradual no transporte para veículos elétricos e caminhões a GNL pode estar removendo permanentemente parte da demanda por combustível rodoviário, segundo analistas.

Apesar disso, a China não deve ser descartada como um fator chave no consumo global de energia e petróleo, pois uma recuperação econômica poderia estimular novamente a demanda por petróleo, de acordo com outros analistas da indústria. A mudança da China para veículos elétricos fará com que a demanda doméstica por gasolina atinja o pico este ano ou no próximo.

A demanda por produtos petrolíferos na China pode atingir o pico antes do próximo ano, previu a unidade de pesquisa da China National Petroleum Corporation (CNPC) no início de 2024. A projeção baseia-se nas expectativas de que a transição energética continuará ganhando velocidade, eliminando o crescimento da demanda por produtos petrolíferos.

Adaptado Diesel Economics | 09 de setembro de 2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar