A Tempestade Tropical Rafael se formou no Mar do Caribe na tarde de segunda-feira e pode representar uma rara ameaça de novembro aos Estados Unidos neste fim de semana, após passar por partes do oeste do Caribe. Rafael deve se fortalecer em um furacão na terça-feira e pode intensificar-se rapidamente sobre as águas quentes do noroeste do Caribe, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
A tempestade atingirá Cuba na quarta-feira e, em seguida, emergirá no Golfo do México. A trajetória e a intensidade final da tempestade no Golfo e potencialmente ao longo da Costa do Golfo dos EUA são difíceis de prever com confiança, pois o sistema acabou de se formar e ainda está a vários dias de alcançar a área. Alertas tropicais foram emitidos para as Florida Keys na tarde de segunda-feira, além dos alertas já em vigor em Cuba, Jamaica e Ilhas Cayman.
Previsões iniciais mostram que o centro do sistema pode alcançar a Costa do Golfo dos EUA no final deste fim de semana, em qualquer lugar entre a fronteira da Flórida com o Alabama e a Louisiana. No entanto, essa área pode mudar drasticamente nos próximos dias enquanto o sistema se desloca pelo Caribe. A atividade tropical geralmente diminui em novembro, mas o mês ainda ocasionalmente produz uma tempestade, embora as chegadas aos EUA sejam excepcionalmente raras.
Enquanto a ameaça que o sistema representa para os EUA ainda é incerta, suas ameaças no início desta semana no Caribe são mais claras. A tempestade pode trazer chuvas torrenciais e inundações repentinas para mais partes do oeste do Caribe nos próximos dias, com totais de precipitação de 3 a 6 polegadas esperados para Cuba e Jamaica. Ventos fortes e potencialmente danosos também são esperados, especialmente quando Rafael atingir a força de furacão na terça-feira.
Adaptado Diesel Economics | 04 de novembro de 2024