MercadoNotícias
Tendência

Soldados da Guiana Sofrem Ataques em Meio a Disputa Territorial com a Venezuela

A tensão entre Guiana e Venezuela aumentou após o Exército guianense relatar três ataques em menos de 24 horas contra suas tropas por indivíduos armados vestidos como civis, vindos do lado venezuelano do rio Cuyuni. Apesar da gravidade do incidente, não houve feridos, e a Guiana reforçou as patrulhas na região.

Os ataques ocorrem poucos dias antes das eleições que a Venezuela pretende realizar no território disputado de Essequibo, marcadas para 25 de maio, em meio a críticas internacionais. A Corte Internacional de Justiça (CIJ) já emitiu uma ordem vinculativa proibindo ações unilaterais da Venezuela na área.

A Venezuela reivindica há décadas a soberania sobre a região de Essequibo, que representa cerca de dois terços do território guianense. Nos últimos anos, Caracas ampliou suas reivindicações para incluir áreas marítimas próximas à costa da Guiana, onde a ExxonMobil descobriu mais de 11 bilhões de barris de petróleo equivalente no bloco Stabroek.

Enquanto isso, os Estados Unidos alertaram que qualquer ataque à Guiana ou à ExxonMobil terá consequências severas para a Venezuela. O episódio ocorre às vésperas do prazo de 27 de maio para que empresas americanas encerrem suas operações no país, enquanto produtores como a Chevron pressionam o governo Trump para manter os fluxos de petróleo e suas participações em joint ventures com a PDVSA.

Adaptado Diesel Economics | 15/05/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar