DemandaNotícias
Tendência

Sinopec Prevê Pico na Demanda de Petróleo na China

A Sinopec se juntou à CNPC na previsão do pico da demanda de petróleo na China, que deve ocorrer em 2027. O pico acontecerá com uma demanda diária de cerca de 16 milhões de barris, ou um total de 800 milhões de toneladas métricas, segundo a estatal chinesa, conforme citado pela Reuters. Esta previsão é mais específica do que a anunciada no ano passado, que estimava o pico entre 2026 e 2030.

A previsão surge dias após a outra gigante estatal de energia, a CNPC, prever que a demanda de petróleo na China, maior importador mundial de petróleo, pode atingir o pico no próximo ano, impulsionada pela adoção de carros elétricos e caminhões movidos a GNL. Até 2035, espera-se que metade dos carros nas estradas chinesas sejam elétricos.

O crescimento da demanda de petróleo na China tem desacelerado devido ao desempenho econômico mais fraco e à mudança para veículos elétricos e caminhões movidos a GNL, disseram executivos da indústria petrolífera na conferência APPEC em Singapura, em setembro. Embora parte da desaceleração na demanda seja atribuída ao desempenho econômico mais fraco, a mudança para EVs e caminhões a GNL está removendo permanentemente parte da demanda por combustível rodoviário, afirmaram analistas.

A mudança da China para EVs fará com que a demanda doméstica por gasolina atinja o pico este ano ou no próximo, de acordo com o CEO do Vitol Group, Russell Hardy. “A gasolina provavelmente atingirá o pico este ano ou no próximo na China — não porque ninguém esteja se movendo, mas simplesmente porque a frota está mudando lentamente para veículos elétricos”, disse Hardy em entrevista à Bloomberg em setembro.

Apesar disso, o país continua sendo o maior impulsionador da demanda de petróleo, mesmo sendo o maior mercado para EVs e com a penetração de caminhões a GNL aumentando ainda mais. Seja a demanda atingindo o pico em 2025 ou continuando a crescer além disso, a China provavelmente permanecerá uma das maiores influências nos preços no futuro observável.

Adaptado Diesel Economics | 19/12/2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar