A Rússia implementará cortes adicionais na produção de petróleo bruto durante as estações mais quentes para compensar a superação de sua cota da OPEP+ nos meses passados. Esses cortes estão planejados para o verão e início do outono devido a considerações tecnológicas, já que a Rússia requer mais petróleo para uso doméstico durante os meses mais frios.
Como o maior produtor de petróleo bruto dentro da aliança OPEP+, a Rússia tem lutado para aderir aos acordos de produção do grupo para estabilizar os preços globais do petróleo. Em um compromisso recente, a Rússia se comprometeu a compensar sua superprodução desde abril, com medidas compensatórias se estendendo até setembro de 2025.
Os próximos cortes se concentrarão nos campos da Sibéria Ocidental, que são mais gerenciáveis para a regulação da produção. Apesar de ter perdido o prazo de 30 de junho para enviar um cronograma de compensação ao secretariado da OPEP, a Rússia planeja divulgar o cronograma em breve. A eficácia das medidas de corte de produção da Rússia será observada de perto à medida que a demanda global por petróleo continua a flutuar.
Adaptado Diesel Economics | 16 de julho de 2024