A refinaria STAR, localizada na costa do Mar Egeu na Turquia e grande compradora do petróleo russo Urals, iniciará uma manutenção planejada no início de setembro, com duração prevista de cerca de dois meses.
A refinaria STAR, da empresa estatal de petróleo e gás do Azerbaijão, SOCAR, foi inaugurada em 2018, sendo a primeira refinaria construída pelo Azerbaijão na Turquia. Com um investimento estimado em US$ 6,3 bilhões, a refinaria foi um dos maiores projetos de investimento estrangeiro na Turquia na época e a primeira nova refinaria do país desde 1986.
A manutenção, a primeira extensa desde a inauguração da refinaria, está programada para começar em 5 de setembro e deve durar entre 45 dias e dois meses. Durante esse período, a refinaria, que é um importante comprador do petróleo russo Urals, especialmente da Lukoil, pode continuar comprando volumes de Urals para armazenamento.
A manutenção na refinaria STAR deve impactar o mercado físico do petróleo Urals, já que remove um comprador chave do mercado, segundo traders. No entanto, a refinaria pode continuar a adquirir alguns volumes durante o período de manutenção para armazenar nos tanques do local.
Adaptado Diesel Economics | 28 de agosto de 2024