DemandaNotícias
Tendência

Queda na Demanda de Diesel na China Afeta Perspectiva do Petróleo

A crise no setor imobiliário e o aumento do uso de GNL no transporte rodoviário têm impactado a demanda de diesel na China este ano, reduzindo as perspectivas de crescimento da demanda de petróleo no maior importador mundial de petróleo bruto, que tem sido um dos principais motores do crescimento da demanda global por anos.

A demanda de diesel na China está particularmente fraca e os analistas esperam que permaneça assim pelo resto do ano. Com a queda na demanda de diesel e o consumo fraco de gasolina, o crescimento da demanda de petróleo na China deve ficar abaixo de 3% este ano em comparação com 2023, segundo estimativas de analistas compiladas pela Reuters.

Além do crescimento econômico mais fraco do que o esperado e da crise imobiliária, a demanda de diesel na China também é afetada pelo aumento do uso de caminhões movidos a GNL, que começaram a substituir parte do consumo de diesel. As vendas de caminhões a GNL na China têm aumentado nos últimos meses, já que os preços globais e asiáticos de GNL estão muito mais baixos do que os recordes vistos no auge da crise energética no verão de 2022.

A perspectiva de uma nova oferta abundante de GNL chegando ao mercado após 2026, especialmente dos grandes projetos de expansão do Catar, torna os analistas otimistas sobre a aceleração do mercado de caminhões movidos a GNL na China, à medida que o aumento da oferta de GNL pode manter os preços baixos o suficiente para continuar substituindo o diesel.

Adaptado Diesel Economics | 02 de agosto de 2024

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar