Alguns dos principais produtores de xisto dos EUA planejam bombear mais petróleo este ano do que o inicialmente projetado, sinalizando que a oferta nacional pode superar as expectativas modestas de crescimento que muitas empresas haviam prometido.
EOG Resources Inc., uma das maiores produtoras independentes de xisto, Coterra Energy Inc. e Civitas Resources Inc. aumentaram suas previsões de produção para 2024 na quinta-feira, com esta última relatando um desempenho de poços mais forte do que o esperado na Bacia do Permiano, o campo de petróleo e gás mais movimentado da América do Norte. Ovintiv Inc. e Matador Resources Co. fizeram anúncios de produção semelhantes recentemente.
Embora os aumentos venham de apenas um punhado de empresas de capital aberto até agora, a tendência levanta a perspectiva de que os produtores de xisto dos EUA estão aumentando a produção mais agressivamente do que o esperado, ameaçando os esforços da Opep+ para gerenciar os preços globais.
A combinação de mais petróleo dos EUA e da Opep+ pode levar a um mercado com excesso de oferta e preços mais baixos se o consumo global não aumentar também. Nos EUA, os preços do petróleo tendem a receber mais atenção em anos de eleição presidencial, quando os preços da gasolina são um indicador econômico simples para os eleitores.
Adaptado Diesel Economics | 02 de agosto de 2024