A North Oil Company (NOC), empresa estatal iraquiana, aumentou sua produção de petróleo bruto na província de Kirkuk para mais de 360.000 barris por dia (bpd). A NOC, cujas origens remontam à criação da Iraq Petroleum Company (IPC) em Kirkuk em 1929, planeja aumentar ainda mais a produção de petróleo em Kirkuk para 400.000 bpd até o final de 2024.
Do total da produção atual em Kirkuk, 150.000 bpd estão sendo entregues às refinarias governamentais em Baiji e Dora, enquanto outros 100.000 bpd são destinados a outras refinarias conforme especificado pelo Ministério do Petróleo do Iraque. O restante é gerenciado de acordo com as necessidades da empresa.
Enquanto isso, o impasse entre Iraque e Curdistão continua, e as exportações de petróleo da região semi-autônoma, o segundo maior produtor da OPEP, continuam interrompidas. As empresas de petróleo que operam no Curdistão se recusam a alterar seus contratos com a região, o que levou a um impasse nas negociações para retomar as exportações de petróleo do Curdistão. As exportações de petróleo bruto do Curdistão estão paralisadas há mais de um ano, após serem interrompidas em março de 2023 devido a uma disputa sobre quem deveria autorizar as exportações curdas.
Adaptado Diesel Economics | 05 de julho de 2024