
A produção de petróleo do Cazaquistão atingiu um recorde histórico em março, chegando a 2,16 milhões de barris por dia, apesar de exceder consistentemente sua cota da Opep+. A expansão dos campos de petróleo pela Chevron contribuiu significativamente para esse aumento.
Em fevereiro, a produção de petróleo e condensado do Cazaquistão foi de 2,12 milhões de barris por dia, enquanto a cota da Opep+ para o país é de 1,468 milhões de barris por dia. A produção de petróleo bruto entre 1 e 16 de março foi de 1,86 milhões de barris por dia, quase 400.000 barris acima da cota.
A Chevron iniciou a produção de petróleo em um projeto de expansão no maior campo petrolífero do Cazaquistão, Tengiz, aumentando a produção em 260.000 barris por dia. Em meio a tensões com a Opep+ e as grandes petrolíferas, o ministro da Energia, Almassadam Satkaliyev, anunciou que deixará o cargo para liderar uma nova agência de energia atômica.
O Cazaquistão tem encontrado dificuldades para convencer a Chevron e outras grandes empresas a limitar a produção após anos de investimentos bilionários em expansões de campos petrolíferos.
Adaptado Diesel Economics | 21/03/2025