Os preços do petróleo fecharam em queda nesta terça-feira (26), pressionados por informações de que Israel aprovou um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah, reduzindo o prêmio de risco sobre as cotações.
No fechamento, o contrato futuro de petróleo Brent, referência mundial, com vencimento em janeiro caiu 0,27%, para US$ 72,01 por barril. Já os futuros de WTI, referência americana, para janeiro recuaram 0,25%, para US$ 68,77 o barril.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que aceitou um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah, visando um foco maior na ameaça iraniana. A retirada do prêmio de risco ocorre mesmo após notícias indicarem que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) planeja adiar novamente o início da retirada dos cortes de produção voluntários, que deveriam começar em janeiro.
O adiamento dos cortes de produção pela Opep pode durar vários meses, com os membros da organização se reunindo no domingo (1º de dezembro) para discutir o assunto.
A combinação do cessar-fogo e o possível adiamento dos cortes de produção pela Opep influenciaram a queda nos preços do petróleo, refletindo um mercado mais estável e menos volátil.
Adaptado Diesel Economics