Os preços do gás natural e do óleo de aquecimento nos Estados Unidos começaram o ano com um aumento devido à queda das temperaturas provocada por um vórtice polar que, segundo previsões, pode trazer o clima mais frio em uma década para os estados do norte.
Os preços do gás natural subiram 4% desde o início da semana, informou o Financial Times, acrescentando que os preços do óleo de aquecimento aumentaram 5%. No início da semana, os futuros do gás natural ultrapassaram brevemente US$ 4 por milhão de unidades térmicas britânicas.
Phil Flynn, analista do Price Futures Group, disse que o mercado estava complacente com a produção crescente dos EUA e os estoques acima do normal, mas agora pode enfrentar um desafio de inverno que não vê há algum tempo. Flynn também mencionou à Fox News que o clima frio pode pressionar ainda mais os preços ao reduzir a oferta, pois a infraestrutura pode congelar e os poços precisam ser fechados por segurança.
Os preços do gás podem subir ainda mais antes do final da semana, após a publicação do relatório semanal de estoques da Administração de Informação de Energia. Meteorologistas alertaram que este janeiro pode ser o mais frio desde 2011, com tempestades de inverno previstas para a maior parte do país.
Adaptado Diesel Economics | 03/01/2025