Petroleiros iranianos apreendidos por forças dos EUA no Golfo estavam usando documentos iraquianos falsificados, informou o ministro do petróleo do Iraque, Hayan Abdel-Ghani. Ele explicou que os petroleiros eram iranianos e estavam usando documentos falsos do Iraque, o que foi confirmado pelas autoridades relevantes.
A administração Trump restaurou a “pressão máxima” para eliminar a receita de exportação de petróleo do Irã e desacelerar suas ambições nucleares. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) relatou um aumento de mais de 50% no estoque de urânio enriquecido do Irã nos últimos três meses, com produção de urânio enriquecido a 60% desde novembro.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, expressou preocupação com o aumento significativo da produção de urânio altamente enriquecido pelo Irã. Trump afirmou que prefere um novo acordo nuclear, embora o líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, tenha descartado negociações com Washington enquanto a estratégia de pressão máxima estiver em vigor.
Adaptado Diesel Economics | 24/03/2025