MercadoNotícias
Tendência

PetroChina encerrará operações de sua maior refinaria no norte da China

A PetroChina, gigante estatal do setor de petróleo, encerrará até o final de junho as operações da última unidade de processamento de petróleo bruto da refinaria Dalian Petrochemical, sua maior instalação no norte da China. A unidade restante, com capacidade de 200 mil barris por dia, será desligada em 30 de junho, segundo fontes da indústria ouvidas pela Reuters.

Desde o final de 2023, a refinaria de 410 mil barris por dia vem desativando gradualmente suas unidades. Localizada no centro da cidade de Dalian, a instalação representa cerca de 3% da capacidade total de refino da China e processa majoritariamente o petróleo ESPO, proveniente do extremo oriente da Rússia.

A decisão de fechamento faz parte de um plano de longo prazo das autoridades municipais de Dalian para transferir a refinaria para fora da área urbana, após diversos incidentes fatais ocorridos na última década. A PetroChina e o governo local firmaram um acordo há dois anos para construir uma nova refinaria de menor porte, também com capacidade de 200 mil barris por dia, na ilha de Changxing.

Apesar do acordo, a PetroChina ainda não tomou uma decisão final de investimento para o novo projeto. Enquanto isso, a demanda por petróleo na China deve crescer 1,1% este ano, impulsionada por um crescimento econômico mais forte e pela alta demanda por petroquímicos, segundo a China National Petroleum Corporation (CNPC).

No entanto, tanto a CNPC quanto a Agência Internacional de Energia (IEA) acreditam que o consumo de combustíveis para transporte na China já atingiu seu pico, devido à transição econômica do país para o setor de serviços e à crescente adoção de veículos elétricos.

Adaptado Diesel Economics | 04/06/2025

Fonte
Oil Price
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar