MercadoNotícias
Tendência

Petrobrás Inaugura Complexo de Energias Boaventura

A Petrobrás inaugurou hoje (13) o Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí (RJ), anteriormente conhecido como Comperj. A cerimônia marcou o início simbólico da operação da maior unidade de processamento de gás natural do país, com capacidade de 21 milhões de m³ por dia. A operação comercial está prevista para começar na primeira quinzena de outubro.

A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, destacou que o empreendimento permitirá trazer mais gás natural do pré-sal para o continente. Além disso, o gasoduto Rota 3, que transportará 18 milhões de m³ por dia de gás natural do pré-sal para a costa, já está em operação. O complexo terá capacidade para processar 21 milhões de m³ por dia de gás natural da Bacia de Santos.

Para o futuro, a Petrobrás planeja investir R$ 13 bilhões na construção de unidades para produção de lubrificantes, diesel e querosene de aviação a partir de 2025. Esse projeto deverá gerar até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras, além de 3 mil postos de trabalho permanentes.

Durante a cerimônia, o presidente Lula criticou a operação Lava Jato e as privatizações de empresas como BR Distribuidora, Vale e Eletrobrás. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também criticou a paralisação das obras do complexo em 2015, afirmando que a conclusão poderia ter ocorrido em 2018, evitando um prejuízo de R$ 7 bilhões.

Adaptado Diesel Economics | 13 de setembro de 2024

Fonte
Petronotícias
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar